O Salão do Automóvel de Nova York trouxe mais um presente para nós, apaixonados por carro: o novo Hyundai Santa Fe. O modelo apresentado à imprensa especializada no evento, que ocorreu no começo desse mês, tem como destaque o visual inspirado no novo design da montadora, linguagem essa que estreou justamente no Santa Fe 2013. O modelo é um utilitário esportivo médio-grande e está posicionado acima do ix35 (chamado de “novo Tucson” nos EUA).
Novo Hyundai Santa Fe 2013

Design do novo Hyundai Santa Fe

O conceito de “escultura fluida” utilizado em alguns modelos da montadora sul-coreana, enfim chega ao Santa Fe, mas com traços marcantes, que criam um novo estilo, batizado pela Hyundai de “Storm Edge” (comparado aos outros modelos, o novo Santa Fe 2013 possui linhas mais sólidas). Um exemplo disso é a nova grade hexagonal, de três barras cromadas (estilo “Bold” do Ford Fusion), com faróis e lanternas que seguem o padrão fluido e cheio de contornos.
Esboço do novo Hyundai Santa Fe 2013
No aspecto da engenharia, a Hyundai ressalta que o novo Santa Fe 2013 estreiará uma nova estrutura em monobloco, 16% mais rígida, com uma plataforma que será usada futuramente por outros modelos da marca.
Traseira do novo Hyundai Santa Fe 2013

Motor do Hyundai Santa Fe

A terceira geração do Hyundai Santa Fe chegou para revolucionar o padrão tecnológico e mecânico dos utilitários da categoria. Sob o capô o modelo oferecerá dois motores, ambos de quatro cilindros em linha, da família Theta II, com sistema de injeção direta de gasolina e sobrealimentados por turbocompressor.
Motor do novo Hyundai Santa Fe 2013
O motor 2.4 GDI turbo produz 190cv de potência, enquanto o propulsor 2.0 GDI turbo (embora menor) gera fortes 264cv. Ambos contam com um câmbio automático de seis velocidades e tração dianteira ou integral permanente. O novo Santa Fe 2013 ainda tem um terceiro motor, o 3.3 V6 GDI (290cv), da família Lambda.
Novo Hyundai Santa Fe Sport 2013

Acessórios do novo Santa Fe

A lista de equipamentos é outro aspecto do novo Hyundai Santa Fe 2013 que impressiona, especialmente pela sofisticação. Segundo a montadora, o modelo é o primeiro do segmento “não-luxo” a oferecer controle eletrônico de torque em curvas. Entre outros itens, o utilitário sul-coreano também terá detector de mudança indevida de faixa, teto solar panorâmico, sete airbags e um novo sistema multimídia, batizado de Blue Link.
Interior do novo Hyundai Santa Fe 2013
Novo Hyundai Santa Fe 2013