terça-feira, 22 de maio de 2012

Carro futurista tem sensor de calor integrado

Lee Noble é um reconhecido designer inglês de supercarros esportivos que criou um novo modelo chamado Arrinera. O apelo tech do Arrinera está no fato de que ele terá câmeras para “enxergar” à noite através de sensores térmicos, além de ter sido inspirado em caças stealth – que são indetectáveis por radares. O novo modelo deve chegar ao seleto mercado de carros superesportivos em 2013.
Arrinera chega em 2013 com a capacidade de enxergar no escuro (Foto: Reprodução)
Arrinera chega em 2013 com a capacidade de enxergar no escuro (Foto: Reprodução)
Com ângulos retos em toda a carroceria, o detalhe da câmera para visão noturna é um recurso que, promete o criador, fará o carro mais seguro. Levando-se em conta que a versão mais básica do modelo tem 650 cavalos de potência e velocidades estimadas acima dos 200 km/h, a ideia é que a câmera localize obstáculos na pista e possa avisar o empolgado motorista a tempo para que ele freie ou faça correções no rumo.
A câmera é uma unidade comum, sensível ao espectro infravermelho de luz. Um exemplo da utilidade da câmera seria enxergar um carro em movimento, mas com faróis apagados. O sensor “veria” o calor do motor e informaria o motorista no Arrinera. Outra utilidade é poder localizar animais na estrada.
Uma vez identificado um obstáculo no caminho, o sistema do carro expõe a imagem capturada no painel e chama a atenção do motorista para o risco. A versão básica do Arrinera, de 650 cavalos de potência, custará US$ 160 mil (cerca de R$ 320 mil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário