A Audi está lançando no mercado a terceira geração de seu modelo S8. Trata-se, segundo reportagem da GQ inglesa, de um grande e luxuoso veículo com poderoso motor V8, o destaque do carro. O S8, uma versão turbinada de alta-performance e com distância entre eixos menor do A8, é equipado com um novo 4.0-litros twin-turbo V8 – que deixa pra trás o anterior do modelo, o V10 Lamborghini. Essa é a grande novidade. O que isso significa? Que ele gera nada menos do que 520 cavalos e oferece uma constante 650 Nm de torque para o eixo entre 1.700 e 5.500 rpm (rotações por minuto). O desempenho é excepcional, para não dizer impossível: o sprint de zero a 100 km/h leva apenas 4,2 segundos e a velocidade máxima é eletronicamente limitada a 250 km/h. Além disso, o consumo de combustível impressiona: a média é de apenas 10,2 litros por 100 km, muito menos do que seus concorrentes. E tem mais: com pegada eco-friendly, a emissão de gás carbônico é mínima. O valor? US$ 128 mil.
Oito pra quatro
Tradicional amiga do diesel – vários vencedores de Le Mans usavam motores V8 e V12 diesel por anos – e uma atrasada montadora a adotar o alumínio em seu chassis, os carros da Audi estão se tornando cada vez mais eco-friendly ao mesmo tempo em que a reputação da marca explodiu. Uma geração atrás, a Audi era a irmã pobre alemã dos carros de luxo. Agora, até mesmo o Homem de Ferro dirige um Audi, nos filmes. Mas calma, o S8 não é o supercarro ecológico da marca – seu motor portente usa gasolina e é o V8 que estamos batendo palmas. E é ali o coração do carro, que usa um sistema inteligente que desliga quatro cilíndros em uma estrada, por exemplo, mas equalizando muitíssimo bem as vibrações ao ponto de você não achar que alguma coisa aconteceu – há combustão, mas não tão vigorosamente. O interior é luxuoso, com suntuoso couro e madeira envelhecida, além de muita eletrônica dentro, pra continuarmos na era espacial. Mais um passo adiante da Audi em busca de um mercado mais arrojado.
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