"Omotenashi" ou, em português, "hospitalidade" é o luxo com o qual a japonesa Lexus quer atrair o consumidor brasileiro, já "acostumado" com marcas como Mercedes-Benz, Audi e BMW. A divisão de luxo da Toyota, criada em 1989 com o objetivo de "produzir o melhor carro já feito", chega só agora ao Brasil, com o lançamento de quatro modelos a partir de junho: o sedã LS460, o sedã esportivo IS300, o utilitário esportivo RX350 e o sedã ES350 (chega apenas em novembro).
Confira os preços:
IS300: R$ 218.500
RX350: R$ 298.000
LS460 L: R$ 615.000
*O preço do ES350 só será revelado em novembro.
Embora o esprtivo LFA tenha o destaque do centro da lojam o modelo não será vendido oficialmente no Brasil. No entanto, se algum cliente se interessar, poderá negociar a compra. Apenas 500 unidade do LFA serão fabricadas, já que a produção se encerrá este ano.
E a tal da hospitalidade vai da concessionária ao carro em si. Quem passar pela loja localizada na avenida da Nações Unidas, na Zona Sul de São Paulo, verá um prédio que mais parece uma galeria de arte, com manobrista na frente e recepcionistas recebendo os clientes. Lavagem gratuita do carro também está entre os mimos. Já os veículos da marca oferecem até bancos com "shiatsu", a milenar massagem terapêutica japonesa.
"Nossos carros são uma obra de arte", argumenta o diretor comercial da Lexus no Brasil, Frank Gundlach. Segundo ele, o local da primeira loja da marca no país foi escolhido porque se trata do novo pólo de luxo da cidade que representa 35% das vendas de automóveis luxuosos no Brasil.
E por que apenas em 2012 a marca é lançada no Brasil? De acordo com o vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., somente a partir de 2009 o mercado de luxo do Brasil se tornou expressivo. "Hoje o Brasil é a sexta maior e economia do mundo e tem o sexto maior mercado de luxo, atrás somente de China, Japão, EUA, França e Rússia", afirma. "De 2008 a 2011, o segmento de carros de luxo no Brasil cresceu 258%, de 12 mil para 44 mil unidades", completa.
De forma geral, o segmento de luxo no Brasil movimentava US$ 9 bilhões em 2009. Neste ano, a previsão é de o consumo de produtos de luxo chegar a US$ 12 bilhões.
Aumento do IPI virou desafio
Que este não é o melhor momento para se lançar uma marca de luxo por causa do aumento dos impostos sobre os carros importados é um fato, no entanto, a montadora decidiu manter o cronograma inicial, traçado em 2009. "Fizemos questão de estrear agora. O desafio falou mais alto", diz o presidente da Toyota Mercosul e Lexus do Brasil, Shunichi Nakanishi, que precisou "esperar" para os carros serem adaptados ao combustível do Brasil (a gasolina tem 25% de etanol).
O desafio falou mais alto, assim como o preço ficou maior também. De acordo com Andrade todo o aumento do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) foi repassado. "O mercado de luxo não vai desacelerar por causa disso", afirma o vice-presidente.
A Lexus não fala na quantidade de veículos que pretende vender, mas espera ter 10% de cada segmento que seus modelos fazem parte. Ela espera a reação do público para projetar os futuros lançamentos e onde serão abertas as próximas concessionárias. Afinal, é uma marca nova para o público brasileiro.
"O cliente de carros alemães não tem o hábito de ir a concessionária, ele manda o motorista. Mas resolvemos investir no conceito de ter uma casa para receber os nossos clientes e apresentar a marca", ressalta Andrade.
Híbrido está previsto
O portfólio da Lexus conta com 15 modelos, entre eles, opções híbridas. Embora a marca ainda não tenha definido quais serão os próximos modelos a serem importados do Japão, Luiz Carlos Andrade Jr já adianta: "os híbridos são uma realidade para nós, trabalhamos para termos um no portfólio do Brasil".
IS300: R$ 218.500
RX350: R$ 298.000
LS460 L: R$ 615.000
*O preço do ES350 só será revelado em novembro.
Embora o esprtivo LFA tenha o destaque do centro da lojam o modelo não será vendido oficialmente no Brasil. No entanto, se algum cliente se interessar, poderá negociar a compra. Apenas 500 unidade do LFA serão fabricadas, já que a produção se encerrá este ano.
E a tal da hospitalidade vai da concessionária ao carro em si. Quem passar pela loja localizada na avenida da Nações Unidas, na Zona Sul de São Paulo, verá um prédio que mais parece uma galeria de arte, com manobrista na frente e recepcionistas recebendo os clientes. Lavagem gratuita do carro também está entre os mimos. Já os veículos da marca oferecem até bancos com "shiatsu", a milenar massagem terapêutica japonesa.
"Nossos carros são uma obra de arte", argumenta o diretor comercial da Lexus no Brasil, Frank Gundlach. Segundo ele, o local da primeira loja da marca no país foi escolhido porque se trata do novo pólo de luxo da cidade que representa 35% das vendas de automóveis luxuosos no Brasil.
E por que apenas em 2012 a marca é lançada no Brasil? De acordo com o vice-presidente da Toyota Mercosul e da Lexus do Brasil, Luiz Carlos Andrade Jr., somente a partir de 2009 o mercado de luxo do Brasil se tornou expressivo. "Hoje o Brasil é a sexta maior e economia do mundo e tem o sexto maior mercado de luxo, atrás somente de China, Japão, EUA, França e Rússia", afirma. "De 2008 a 2011, o segmento de carros de luxo no Brasil cresceu 258%, de 12 mil para 44 mil unidades", completa.
De forma geral, o segmento de luxo no Brasil movimentava US$ 9 bilhões em 2009. Neste ano, a previsão é de o consumo de produtos de luxo chegar a US$ 12 bilhões.
Aumento do IPI virou desafio
Que este não é o melhor momento para se lançar uma marca de luxo por causa do aumento dos impostos sobre os carros importados é um fato, no entanto, a montadora decidiu manter o cronograma inicial, traçado em 2009. "Fizemos questão de estrear agora. O desafio falou mais alto", diz o presidente da Toyota Mercosul e Lexus do Brasil, Shunichi Nakanishi, que precisou "esperar" para os carros serem adaptados ao combustível do Brasil (a gasolina tem 25% de etanol).
A Lexus não fala na quantidade de veículos que pretende vender, mas espera ter 10% de cada segmento que seus modelos fazem parte. Ela espera a reação do público para projetar os futuros lançamentos e onde serão abertas as próximas concessionárias. Afinal, é uma marca nova para o público brasileiro.
"O cliente de carros alemães não tem o hábito de ir a concessionária, ele manda o motorista. Mas resolvemos investir no conceito de ter uma casa para receber os nossos clientes e apresentar a marca", ressalta Andrade.
Híbrido está previsto
O portfólio da Lexus conta com 15 modelos, entre eles, opções híbridas. Embora a marca ainda não tenha definido quais serão os próximos modelos a serem importados do Japão, Luiz Carlos Andrade Jr já adianta: "os híbridos são uma realidade para nós, trabalhamos para termos um no portfólio do Brasil".
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