Quando foi anunciado que o Fiat Punto seria reestilizado (deixando o seu visual próximo do Punto EVO europeu)
para a linha 2013, havia a curiosidade de saber como iria ficar o
modelo brasileiro. Afinal, o hatch sempre foi reconhecido pelo seu
estilo arrojado. E a mudança do modelo italiano não agradou a todos,
pelo visual um tanto carregado da dianteira.
A versão brasileira, contudo, apresenta um visual mais equilibrado. As reformas atingiram toda a linha, composta pelas versões “normais” Attractive, Essence e Sporting, que têm motores que variam do 1.4 Fire EVO de 88 cv (etanol), novidade na linha que equipa o Punto Attractive, até o 1.8 16V E.Torq de 132 cv (etanol) do Sporting. Soma-se a elas a versão T-Jet, com apelo visual e desempenho de esportivo.
Os preços variam de R$ 38.570 na versão Attractive 1.4 (que ganhou o motor Evo de 88 cv) e chega até R$ 46.400 na Sporting 1.8 16V – há também a Essence 1.6 16V. O topo de linha T-Jet ficou R$ 2.000 mais barata e agora sai por R$ 55.740 (veja a tabela de preços completa no fim da página). Todas as versões do hatch são equipadas com airbag duplo e freios ABS de série. A versão T-Jet, mais completa, engloba todos os itens de série do Punto Sporting, como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado, mais vidros traseiros elétricos, bancos esportivos, conjunto de mostradores com visual exclusivo, volante de base achatada, rodas aro 17 polegadas e sistema de som com subwoofer.
Essa variedade de versões e preços fazem com que o Punto seja capaz de brigar em uma ampla faixa de preço. Renovado, ele tem a missão de melhorar sua atual 22ª colocação no ranking de vendas de carros no Brasil (dados da Fenabrave).
As mudanças mais aparentes do Punto são vistas nos novos faróis e lanternas iluminadas por leds, e somam-se às leves alterações estéticas na carroceria, como a adoção do “bigode” cromado na dianteira). O resultado ficou bom nas versões normais, mas a Fiat caprichou mais na T-Jet, que oferece características exclusivas.
O esportivo perdeu os apliques de plástico nos arcos de roda que davam ao carro um inexplicável apelo lameiro. O para-choque dianteiro ficou (bem) mais agressivo, com entradas de ar nas extremidades. Tem ainda os para-lamas mais parrudos, o adesivo alusivo à versão na lateral, pinças de freio pintadas em vermelho e para-choque traseiro com luzes de ré na parte inferior.
O hatch da Fiat não ganhou novidades apenas no visual. Estreia na linha o câmbio Dualogic Plus, evolução do automatizado já presente na linha e lançado juntamente com o Bravo 2013. Dotado de novas funções como auxílio de partida em ladeiras e um sistema que aborta a troca para uma marcha mais alta em caso de necessidade de retomada de velocidade. Na avaliação do novo câmbio é nítido o avanço em relação ao modelo anterior. As trocas são mais suaves, mas ainda assim perceptíveis. A solução mais eficiente – e cara – seria utilizar a versão de dupla embreagem desse câmbio.
No T-Jet, a principal novidade é o sistema DNA, que atua diretamente na centralina do motor, altera a relação entre a posição do pedal do acelerador e a abertura das borboletas. A sigla vem das iniciais de Dinâmico, Normal e Autonomia. Em termos práticos, no modo Dinâmico, o acelerador fica mais sensível, o que dota o carro de reações mais rápidas. O Normal seria um meio-termo nesse quesito, enquanto o Autonomia deixa as reações do Punto mais graduais. Esse comportamento pode ser selecionado por meio de uma chave localizada ao lado do câmbio e também altera as informações mostradas no painel. Enquanto o Dinâmico sinaliza a pressão do turbo por meio de barras, o Autonomia mostra um econômetro digital e indica a melhor hora de trocar de marcha.
A linha também ganhou um interior mais refinado. A ideia é passar a sensação de sofisticação necessária para encarar rivais mais modernos, como o Ford New Fiesta e o recém-chegado Chevrolet Sonic.
Confira a tabela de preços completa:
Fiat Punto Attractive 1.4: R$ 38.570
Fiat Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V: R$ 44.140
Fiat Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Fiat Punto Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 48.770
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740
A versão brasileira, contudo, apresenta um visual mais equilibrado. As reformas atingiram toda a linha, composta pelas versões “normais” Attractive, Essence e Sporting, que têm motores que variam do 1.4 Fire EVO de 88 cv (etanol), novidade na linha que equipa o Punto Attractive, até o 1.8 16V E.Torq de 132 cv (etanol) do Sporting. Soma-se a elas a versão T-Jet, com apelo visual e desempenho de esportivo.
Os preços variam de R$ 38.570 na versão Attractive 1.4 (que ganhou o motor Evo de 88 cv) e chega até R$ 46.400 na Sporting 1.8 16V – há também a Essence 1.6 16V. O topo de linha T-Jet ficou R$ 2.000 mais barata e agora sai por R$ 55.740 (veja a tabela de preços completa no fim da página). Todas as versões do hatch são equipadas com airbag duplo e freios ABS de série. A versão T-Jet, mais completa, engloba todos os itens de série do Punto Sporting, como airbag duplo, freios ABS e ar-condicionado, mais vidros traseiros elétricos, bancos esportivos, conjunto de mostradores com visual exclusivo, volante de base achatada, rodas aro 17 polegadas e sistema de som com subwoofer.
Essa variedade de versões e preços fazem com que o Punto seja capaz de brigar em uma ampla faixa de preço. Renovado, ele tem a missão de melhorar sua atual 22ª colocação no ranking de vendas de carros no Brasil (dados da Fenabrave).
As mudanças mais aparentes do Punto são vistas nos novos faróis e lanternas iluminadas por leds, e somam-se às leves alterações estéticas na carroceria, como a adoção do “bigode” cromado na dianteira). O resultado ficou bom nas versões normais, mas a Fiat caprichou mais na T-Jet, que oferece características exclusivas.
O esportivo perdeu os apliques de plástico nos arcos de roda que davam ao carro um inexplicável apelo lameiro. O para-choque dianteiro ficou (bem) mais agressivo, com entradas de ar nas extremidades. Tem ainda os para-lamas mais parrudos, o adesivo alusivo à versão na lateral, pinças de freio pintadas em vermelho e para-choque traseiro com luzes de ré na parte inferior.
O hatch da Fiat não ganhou novidades apenas no visual. Estreia na linha o câmbio Dualogic Plus, evolução do automatizado já presente na linha e lançado juntamente com o Bravo 2013. Dotado de novas funções como auxílio de partida em ladeiras e um sistema que aborta a troca para uma marcha mais alta em caso de necessidade de retomada de velocidade. Na avaliação do novo câmbio é nítido o avanço em relação ao modelo anterior. As trocas são mais suaves, mas ainda assim perceptíveis. A solução mais eficiente – e cara – seria utilizar a versão de dupla embreagem desse câmbio.
No T-Jet, a principal novidade é o sistema DNA, que atua diretamente na centralina do motor, altera a relação entre a posição do pedal do acelerador e a abertura das borboletas. A sigla vem das iniciais de Dinâmico, Normal e Autonomia. Em termos práticos, no modo Dinâmico, o acelerador fica mais sensível, o que dota o carro de reações mais rápidas. O Normal seria um meio-termo nesse quesito, enquanto o Autonomia deixa as reações do Punto mais graduais. Esse comportamento pode ser selecionado por meio de uma chave localizada ao lado do câmbio e também altera as informações mostradas no painel. Enquanto o Dinâmico sinaliza a pressão do turbo por meio de barras, o Autonomia mostra um econômetro digital e indica a melhor hora de trocar de marcha.
A linha também ganhou um interior mais refinado. A ideia é passar a sensação de sofisticação necessária para encarar rivais mais modernos, como o Ford New Fiesta e o recém-chegado Chevrolet Sonic.
Confira a tabela de preços completa:
Fiat Punto Attractive 1.4: R$ 38.570
Fiat Punto Essence 1.6 16V: R$ 41.750
Fiat Punto Essence Dualogic 1.6 16V: R$ 44.140
Fiat Punto Sporting 1.8 16V: R$ 46.400
Fiat Punto Sporting Dualogic 1.8 16V: R$ 48.770
Fiat Punto T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 55.740
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