terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Este Jaguar XJ220S prova que clássicos não envelhecem



O mais radical dos felinos de Coventry completa 20 anos em 2012, mas a julgar pela foto acima, é difícil acreditar na realidade. Trata-se de um XJ220S, a versão especial criada pelo mestre Tom Walkinshaw para homologar o XJ220 para as pistas.
Para criar o XJ220S a TWR substituiu todos os painéis de alumínio da carroceria por peças de fibra de carbono, mantendo apenas as portas originais. Um difusor dianteiro, uma asa traseira mais pronunciada e saias laterais maiores foram incluídos na transformação para lidar melhor com o ar em movimento. Enquanto o carro perdia 372 kg, o motor V6 biturbo ganhava 130 cv, resultando em 680 cv para empurrar os 1000 kg restantes do Jag.

Este exemplar que ilustra o post, contudo, passou por uma pequena atualização na própria TWR, onde recebeu um novo escape de titânio (certamente para resolver os problemas de superaquecimento que arranharam a reputação da usina originalmente desenvolvida para o Metro 6R4 do Grupo B) e teve seu motor recalibrado para gerar 700 cv. O toque moderno veio com a nova pintura cinza – a mesma do Lamborghini Reventón – e os novos faróis.
Não há detalhes de seu desempenho, mas estamos falando da potência do Lamborghini Aventador em um carro 575 kg mais leve que o taurino italiano, e que atingia 349 km/h com suas especificações originais.

Obviamente o preço também é bastante moderno, custando o mesmo que modelos alguns supercarros atuais – lá fora, claro. Ele será leiloado em fevereiro pela famosa RM Auctions, que espera algo entre 225.000 e 300.000 por esta jóia revisitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário