É só sentar no banco de trás e relaxar... Ou melhor, é preciso o “esforço” de segurar um smartphone e apertar algumas teclas para o carro fazer todo o resto: manobrar por você, estacionar ou, se o passageiro estiver do lado de fora, ir ao encontro do dono. O veículo que anda sozinho foi apresentado pela Toyota nesta quinta-feira (1), no Salão de Tóquio.
Outras montadoras estudam recursos semelhantes: a Volkswagen, por exemplo, demonstrou em 2010 uma versão do Passat que dispensa o motorista e, mais recentemente, divulgou uma versão da Kombi com funções parecidas. O Google também fez circular nas ruas da Califórnia um carro autônomo. E neste salão a Nissan também algumas funções do tipo na forma do conceito elétrico Pivo 3, um minicarro.
É tudo experimental, mas, desta vez, o público que for ao salão poderá experimentar a tecnologia, a partir desta sexta (2). O passeio começa com a chamada do carro, um híbrido Prius, da mesma geração que chegará em 2012 ao Brasil. Ao apertar a tecla Drive na tela touchscreen do telefone e confirmar com a tecla Yes, o carro vem até o passsageiro. Dentro dele, o processo se repete e o volante começa a girar sozinho, o carro se move e, estranhamente, o banco do motorista está vazio.
No lado do carona que, no Japão, fica à esquerda, um instrutor explica o passo a passo. Mas aos pés dele está um pedal de freio para qualquer eventualidade, como num carro de auto-escola. Para fazer o teste, é preciso declarar não estar grávida, conseguir entrar e sair do carro sozinho, entre outros itens para precaução.
A aventura, no entanto, é curta. O carro sai em linha reta, faz a manobra para retornar e segue por cerca de 15 metros até parar de novo. O passageiro é “convidado” a descer e parece o fim da linha. Mas é hora de ver o veículo estacionar sozinho. Ainda de posse do smartphone, basta apertar Park e Yes e ele começa a manobra. Nada de jeitinho fácil: o carro estaciona de ré.
O experimento usa a tecnologia batizada de A.V.O.S. (Automatic Vehicle Operation System, sistema de operação automática do veículo, em inglês) e é uma das atrações da Smart Mobility City, que reúne em um pavilhão as tecnologias mais recentes de mobilidade. Lá estão os microcarros para 1 ou 2 ocupantes, como o Chevrolet EV, testado em 2010 nas ruas da China, e o protótipo elétrico Nils, da Volkswagen.
Elétrico da marca Kowa, também exibido na área de mobilidade do salão
Outras montadoras estudam recursos semelhantes: a Volkswagen, por exemplo, demonstrou em 2010 uma versão do Passat que dispensa o motorista e, mais recentemente, divulgou uma versão da Kombi com funções parecidas. O Google também fez circular nas ruas da Califórnia um carro autônomo. E neste salão a Nissan também algumas funções do tipo na forma do conceito elétrico Pivo 3, um minicarro.
É tudo experimental, mas, desta vez, o público que for ao salão poderá experimentar a tecnologia, a partir desta sexta (2). O passeio começa com a chamada do carro, um híbrido Prius, da mesma geração que chegará em 2012 ao Brasil. Ao apertar a tecla Drive na tela touchscreen do telefone e confirmar com a tecla Yes, o carro vem até o passsageiro. Dentro dele, o processo se repete e o volante começa a girar sozinho, o carro se move e, estranhamente, o banco do motorista está vazio.
No lado do carona que, no Japão, fica à esquerda, um instrutor explica o passo a passo. Mas aos pés dele está um pedal de freio para qualquer eventualidade, como num carro de auto-escola. Para fazer o teste, é preciso declarar não estar grávida, conseguir entrar e sair do carro sozinho, entre outros itens para precaução.
A aventura, no entanto, é curta. O carro sai em linha reta, faz a manobra para retornar e segue por cerca de 15 metros até parar de novo. O passageiro é “convidado” a descer e parece o fim da linha. Mas é hora de ver o veículo estacionar sozinho. Ainda de posse do smartphone, basta apertar Park e Yes e ele começa a manobra. Nada de jeitinho fácil: o carro estaciona de ré.
O experimento usa a tecnologia batizada de A.V.O.S. (Automatic Vehicle Operation System, sistema de operação automática do veículo, em inglês) e é uma das atrações da Smart Mobility City, que reúne em um pavilhão as tecnologias mais recentes de mobilidade. Lá estão os microcarros para 1 ou 2 ocupantes, como o Chevrolet EV, testado em 2010 nas ruas da China, e o protótipo elétrico Nils, da Volkswagen.
Chevrolet e Volkswagen Nils, ambos conceitos, são expostos no evento (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Futuro bem distante"Esse um sonho da nossa mente, por enquanto”, diz ol engenheiro Hiroaki Shimuzu, da divisão de Projetos Futuros da Toyota, de onde saiu o carro que anda sozinho. Ele afirma que a ideia não é a máquina substituir o motorista, mas aplicar, aos poucos, as tecnologias utilizadas para essa experiência em veículos de produção, a fim de evitar acidentes ou facilitar uma ação cada vez mais complexa nas grandes cidades: estacionar em espaços escassos e pequenos.Elétrico da marca Kowa, também exibido na área de mobilidade do salão
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