sábado, 28 de abril de 2012

Caminhões gigantes

A construção civil pesada e a extração de minérios tem lá suas particularidades e detalhes realmente incríveis, como as ferramentas e técnicas utilizadas para tornar real ou mais rápida a construção de cidades, túneis e outras obras espetaculares. Uma curiosidade legal são as máquinas utilizadas para isso, neste caso caminhões gigantescos de empresas de extração de minério que além de enormes custam um fortuna, mais ou menos $1.500.000,00 e pesam mais de 300 toneladas! Monstros mecânicos que podem agilizar a construção de qualquer “puxadinho”.
Terex TitanTerex Titan
O maior caminhão do mundo com eixo duplo já construído é chamado Titan Terex, fabricado pela general Motors do Canadá em 1978 o Titan foi levado para trabalhar em minas na Califórnia.
Titan possui 6,9 metros de altura, largura de 7,6 metros e 20 metros de comprimento, pesa 350 toneladas suportando até 610 toneladas.Cada pneu dessa máquina pesa 4 toneladas.

O Terex Titan é alimentado por uma locomotiva, um motor de 16 cilindros que oferece 3.300 cavalos. Uma engenharia incrível teve que ser criada para fornecer energia para o seu funcionamento.

Foi criado um grande gerador para fornecer energia a 4 motores de tração, localizado sobre as rodas. O gerador é o único a ter energia suficiente para abastecer 250 casas com eletricidade.

O Titan não é mais utilizado devido à enorme despesas necessárias para mantê-lo em execução. Este caminhão é uma atração turística em Sparwood, British Columbia, Canadá.

 

Caterpillar 797
Caterpillar 797A Caterpillar 797,  até 2001 era considerado o maior do mundo do seu tipo, uma dessas máquinas custa aproximadamente 3,4 milhões de dólares.Com capacidade de 360 toneladas e comprimento de 47,5 metros, utilizando motor turbo diesel de 24 cilindros, V24  com 3400 cavalos.
Esse super caminhão é usado em minas e consome combustível em grandes quantidades, uma média de 65 litros / hora , mesmo com tais custos envolvidos, o veículo normalmente funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, parando apenas para manutenção programada regularmente.

Liebherr T282
Liebherr T282O enorme caminhão Liebherr T282 foi desenvolvido pela empresa alemã Liebherr Mining Equipment Company. Com 7,4 metros de altura é capaz de rebocar 400 toneladas com os seus 3500 cavalos, motor a diesel.Esse incrível caminhão é atualmente o maior do mundo em atividade.Caminhões gigantes Caminhões gigantesCaminhões gigantes Caminhões gigantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário