Veja ai algumas dicas para a limpeza:
Inicialmente esguiche bastante água sobre o carro, para remover a poeira. Misture 100ml de shampoo para carro de boa qualidade em 5 ou 6 litros de água, agitando até formar espuma. Com um pano limpo ou uma luva de lavar carros, comece a lavagem por ciam, ou seja, capota, capô, laterais, paralamas até chegar nas partes inferiores, que é aonde se acumulam mais sujeiras. Procure lavar o carro por partes e enxaguar em seguida, evitando assim, manchas na pintura (remova toda a espuma). Por último lave rodas e pneus. Terminada a lavagem, enxugue bem com uma flanela ou pano, não se esquecendo de enxugar as partes internas das portas. Polimentos
Na pintura não é só a sujeira que afeta, mas também riscos, manchas, entre outras coisas. Alguns riscos podem até ser tirados com uma simples polida. Confira:
-Manchas:
Manchas de concreto de garagens que caem sobre a pintura tente tirá-la o mais depressa possível. Se ela já secou, corte um limão ao meio e passe sobre a mancha até que ela desapareça. Depois enxágüe bem para retirar todo o resíduo do limão
Manchas de combustível misture óleo de motor sem uso com gasolina em uma porção de estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente for a mancha maior a eficiência dessa dica.
Atenção
Evite lavar o motor, quando for usar água com alta pressão deve ter cuidado para não direcionar o jato para o motor e não molhar partes onde não pode haver entrada de água como o filtro de ar.
Depois de tomar chuva não é recomendável passar pano ou flanela para secar o carro. A poeira que se acumula com o dia a dia pode riscar a pintura.
Não coloque detergente no reservatório do limpador de pára-brisa pois ele pode cair na pintura e manchar.
-Polimento:
Antes de polir ou encerar, o carro deve estar lavado e livre de poeiras. O veículo só deve ser polido quando a pintura estiver "queimada", isto é, fosca. Neste caso, use massa para polir extra fina ( massa grossa é para uso profissional ). Inicie, colocando com os dedos, pequenas quantidades de massa sobre a peça a ser polida. Em seguida, com estopa para polimento, espalhe bem, esfregando em movimentos horizontais, até obter o brilho desejado. Agora com uma estopa limpa ou flanela, dê uma limpada na parte polida. A tinta que sai na estopa durante o polimento, nada mais é do que tinta queimada que a massa removeu. Após polir o veículo é necessário encerá-lo para dar maior brilho e proteção ao polimento.
Você deve encerar seu carro se a pintura estiver regular ou boa. Se estiver muito queimada, é necessário polir primeiro. A cera líquida é mais fácil de polir e remover. Comece espalhando bem a cera em pequenas quantidades com estopa ou esponja em movimentos circulares (encere uma parte de cada vez). Deixe secar e dê um brilho com uma flanela seca e limpa ou com algodão hidrófilo (apropriado para polimento). Repita a operação sempre com o lado limpo da flanela ou algodão até remove toda a cera e obter o brilho desejado.
Interior
No interior tem um monte de coisas que sujam como os bancos, carpete, vidros, painéis. Para isso se tem uma serie de coisa que podem ser feitas para dar um trato no interior. Além de uma boa passada de aspirador de pó.
Carpete:
-No carpete é um dos locais aonde mais sujam dentro do carro, por isso requer mais atenção quando lavado.
Chiclete coloque uma pedra de gelo e remova após o endurecimento
Açúcar aplique água morna e enxugue;
Balas e doces aplique glicerina, seguida pela receita doméstica* e enxugue;
Batom retire o excesso com espátula. Passe um pano umedecido com benzina, seguido pela receita doméstica* e enxugue;
Sorvetes e frutas aplique a receita doméstica* e lave com água morna. Enxugue;
Lama aplique sabão neutro. Depois, use água morna e enxugue;
Leite primeiro, use água morna. A seguir, aplique sabão neutro e enxugue;
Óleos, graxa e gorduras passe um pano com benzina e, depois, outro com água;
Perfume use a receita doméstica* e enxugue;
Sangue, urina e vômito aplique a receita doméstica* e enxugue.
*Receita doméstica
Um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro.
Estofamentos:
Use o mínimo possível de água. Os bancos possuem espumas que absorvem o líquido. Por isso, é difícil secar as peças por completo
A maioria das manchas pode ser limpa com água e sabão neutro, enxugando a seguir
Óleo, graxa e gordura devem ser "enxugados". Primeiro, remova o excesso. Depois, passe um pano umedecido com benzina
Se a mancha não sair na primeira tentativa, leve o veículo para um lava-rápido. O tecido pode estragar se você insistir.
Para retirar pelos de animais e pequenas sujeiras, use um aspirador ou uma fita plástica enrolada na mão, com a cola virada para fora e pressione sobre o lugar a ser limpo, a sujeira vai colar na fita.Quando sentir que a fita não tem mais efeito, troque por um novo pedaço e continue.
Deve-se limpar sempre várias vezes com um pano macio limpo e evitando molhar demais.
Deve evitar-se o mais possível o uso de detergentes que contenham solventes.
Tecido (bancos e assentos), utilizar água com sabão liquido.
Plásticos (painel de bordo, guarnições das portas e tecidos do teto) utilizar agua adicionada com sabão liquido ou excepcionalmente, álcool desnaturado (depois de ter feito um teste numa área não visível).
Painel/Vidros/Pneus
Painel : utilize um pano úmido limpo ou caso queira dar um brilho, passe silicone líquido com esponja macia.
Vidros : é o último item na lavagem. Use limpa vidros ou uma solução de álcool (50%) e vinagre (50%) que serve para eliminar manchas e gordura.
Pneus: utilize apenas produtos derivados de glicerina, jamais passe derivados de petróleo nos pneus ou demais compostos de borracha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário