O conceito Volvo Truck
2020 foi desenvolvido por Rikard Orell, Diretor de Design da Volvo
Truck Corporation, a divisão da companhia que cuida dos caminhões da
marca, com o intuito de antever como serão os caminhões e de que maneira
eles circularão daqui a uma década.
Por fora o Volvo
Truck Concept 2020 conta com um design aerodinâmico, com o objetivo de
reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2. Além disso, o
conceito conta com um “nariz” em sua dianteira de meio metro, com o objetivo de suavizar possíveis colisões frontais com carros. Sua carroceria ainda vem com faróis de Leds e luzes indicadoras integradas na sua dianteira.
Seu interior é mais espaçoso, arejado e contando apenas com itens
essenciais. Os retrovisores foram trocados por câmeras que enviam as
imagens para o interior do para-brisas, enquanto que seu amplo painel em
uma fina película conta o sistema sensível ao toque e trás uma serie de
informações de acordo com as necessidades do motorista e do momento.
A construção civil pesada e a extração de minérios tem lá suas particularidades e detalhes realmente incríveis, como as ferramentas e técnicas utilizadas para tornar real ou mais rápida a construção de cidades, túneis e outras obras espetaculares. Uma curiosidade legal são as máquinas utilizadas para isso, neste caso caminhões gigantescos de empresas de extração de minério que além de enormes custam um fortuna, mais ou menos $1.500.000,00 e pesam mais de 300 toneladas! Monstros mecânicos que podem agilizar a construção de qualquer “puxadinho”.
Terex Titan
O maior caminhão do mundo com eixo duplo já construído é chamado Titan Terex, fabricado pela general Motors do Canadá em 1978 o Titan foi levado para trabalhar em minas na Califórnia.
Titan possui 6,9 metros de altura, largura de 7,6 metros e 20 metros de comprimento, pesa 350 toneladas suportando até 610 toneladas.Cada pneu dessa máquina pesa 4 toneladas.
O Terex Titan é alimentado por uma locomotiva, um motor de 16 cilindros que oferece 3.300 cavalos. Uma engenharia incrível teve que ser criada para fornecer energia para o seu funcionamento.
Foi criado um grande gerador para fornecer energia a 4 motores de tração, localizado sobre as rodas. O gerador é o único a ter energia suficiente para abastecer 250 casas com eletricidade.
O Titan não é mais utilizado devido à enorme despesas necessárias para mantê-lo em execução. Este caminhão é uma atração turística em Sparwood, British Columbia, Canadá.
Caterpillar 797
A Caterpillar 797, até 2001 era considerado o maior do mundo do seu tipo, uma dessas máquinas custa aproximadamente 3,4 milhões de dólares.Com capacidade de 360 toneladas e comprimento de 47,5 metros, utilizando motor turbo diesel de 24 cilindros, V24 com 3400 cavalos.
Esse super caminhão é usado em minas e consome combustível em grandes quantidades, uma média de 65 litros / hora , mesmo com tais custos envolvidos, o veículo normalmente funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, parando apenas para manutenção programada regularmente.
Liebherr T282
O enorme caminhão Liebherr T282 foi desenvolvido pela empresa alemã Liebherr Mining Equipment Company. Com 7,4 metros de altura é capaz de rebocar 400 toneladas com os seus 3500 cavalos, motor a diesel.Esse incrível caminhão é atualmente o maior do mundo em atividade.


A Scania apresentou, recentemente, em uma feira de transporte na
Noruega, o modelo R 730, com tração nas oito rodas, adaptado a missões
militares para assegurar a paz em zonas de conflitos.
Com um
motor V8 de 730 cavalos, o caminhão foi desenvolvido com a proposta de
transporte pesado em missões de paz. O veículo é equipado com tração 8x8
e possui uma cabine alta, com capacidade para dois motoristas e até
seis pessoas adicionais. O espaço oferece conveniência e conforto aos
passageiros, além de possuir a blindagem já incorporada no design.
As
escolhas dos engenheiros, para o desenvolvimento deste tipo de
veículos, são guiadas pela necessidade da velocidade de saída destes
caminhões de situações altamente perigosas para que os mesmos não
atrasem a operação de outras unidades. O veículo ainda possui o câmbio
automático Scania Opticruise e capacidade de carga de 32 a 120
toneladas.
As peças que compõem o caminhão são conhecidas pelos
frotistas e mercado em geral, o que facilita a manutenção desta unidade
pela rede de concessionárias da Scania. Além desta adaptação para o
mercado militar, a montadora apresentou na feira outras customizações de
veículos para longo-curso, rebocadores, basculantes, transporte de
madeira e animais, distribuição, limpeza de ruas e bombeiros.
Na Argentina, a Scania está oferecendo uma versão especial do Scania
V8, o modelo mais potente do mundo. Chamada de Black Amber, ela vem com
pintura especial na cor marrom escura metalizada.
Além disso, o visual ganhou elementos cromados, detalhes gráficos na
cor preta brilhante e alguns itens, como espelhos laterais, para-brisas
dianteiro e maçaneta, ficaram com a pintura Black Piano.
Por dentro, o caminhão recebeu materiais de alta qualidade para o
acabamento – couro preto no volante e nos bancos, porta com luz de
segurança com LEDs. A cabine ainda tem rádio, televisão de LCD de 22
polegadas, DVD e sistema de som completo.
Para a parte mecânica, a Scania preparou motores para atender todas
as necessidades – a potência dos propulsores varia entre 500 cv e 730
cv, sendo que todos eles estão dentro das normas Euro 3, Euro 4, Euro 5
e EEV de emissões de poluentes.
Se interessou? Então é melhor correr, pois a série é limitada a 100 unidades. As informações são do Autocosmos, da Argentina.
