Após 4 anos de quedas consecutivos em seu faturamento e consequente prejuízo, as coisas parecem que podem voltar a se clarear para o lado da montadora japonesa Mazda. Essas perdas devem-se muito pelo fato da marca produzir seus veículos no Japão e 80% serem exportados. Como a moeda local está muito valorizada existiu uma tendência de queda das vendas.
Esta semana porém houve um movimento no sentido de iniciar um acordo de cooperação industrial com a Fiat para produzir novos veículos esportivos. Mas não pense que somente a marca Japonesa é que sai ganhando.
A Fiat pretende produzir modelos de 2 lugares usando a plataforma da próxima geração do modelo MX-5 em carros da marca Alfa Romeo. Esta união porém seria sem o envolvimento de capital e prevê transferência de tecnologia e troca de uso de plataformas apenas.
Segundo palavras do presidente da Fiat, Sérgio Marchionne, ele afirma: “O acordo demonstra claramente nosso empenho em relação à Alfa Romeo e nossa determinação em torná-la uma marca global. Pela parceria com a Mazda, vamos colaborar com um líder absoluto no que se refere a plataformas de modelos compactos de tração traseira”.
As palavras do presidente são endereçadas aos proprietários de carros da Alfa Romeo que preferem modelos de tração traseira, ou seja, esta ação deve facilitar e muito a produção de modelos com esta característica. Se tudo der certo em meados de setembro o acordo deve efetivamente começar.
Tanto Mazda quanto Fiat descartam a possibilidade de aliança acionária. As companhias, contudo, discutirão mais possibilidades de cooperar na Europa, segundo o comunicado. Os carros resultantes da parceria serão equipados com os respectivos motores e construídos na fábrica da Mazda em Hiroshima. O início da produção dos novos modelos da Alfa Romeo estaria programado para 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário