Kia Optima enfim chega ao Brasil, após um ano de atraso; modelo foi mostrado no Salão de São Paulo de 2010
No caso do Optima, porém, o volume de vendas no mercado brasileiro será menor. Isso porque a Kia Motors só poderá trazer um lote 3.200 unidades da Coreia do Sul – a produção está no limite e as vendas em mercados de maior prestígio, como o norte-americano, estão em pelo crescimento. Pela relação custo/benefício, é provável que esse estoque acabe antes mesmo do fim do ano, e independente do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que afugentou as vendas de importados em 2012.
Design é um dos pontos fortes do Kia Optima; linhas são agressivas, modernas e, ao mesmo tempo, elegantes
Um recurso interessante no Optima é o EcoSystem, que reconfigura câmbio, acelerador e outros sistemas para fazer o sedã beber menos gasolina – a função “ecológica” é semelhante à instalada no novo Honda Civic. Já a mecânica não impressiona, mas parece suficiente. O bloco 2.4 litros a gasolina de quatro cilindros (família Theta II) produz 180 cv de potência e um bom torque de 23,6 kgfm. Um ponto alto do Optima é o design, de linha arrojadas e harmônicas. Este provavelmente será um dos trunfos do sedã da Kia.
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