O primeiro carro |
Trator de Artilharia de Nicolas Joseph Cugnot, considerado o primeiro veículo de autopropulsão construído pelo homem, por volta de 1770.
Chegava a alcançar uma velocidade de 5 a 6 km/h e não possuía freios. Este veículo está em exposição no "Conservatoire des Arts et Métiers".
Veículo a vapor de Bordino, construído no Arsenal de Turim, em 1854. Consumia 30 kg de carvão por hora. O motor de 1 cilindro horizontal permitia uma velocidade e 8 km no plano.
O "Velo" primeiro veículo Benz, patenteado em 1886. Tinha motor monocilíndrico horizontal de 980cc e desenvolvia 0,9 cv a 500 rpm. Pesava 230kg e sua velocidade máxima era de 15 km/h.
Peugeot 1892 vis-a-vis com motor de duplos cilindros de 1.056cc, potência de 8HP e velocidade máxima de 35km/h.
Bernardi 1896. Este carro tinha motor de um cilindro, horizontal, com 624 cm3, capaz de desenvolver 4HP a 800 rpm, ignição com rede de platina, embreagem com cabo metálico em espiral, caixa de câmbio de 3 velocidades e transmissão com corrente. Bernardi construiu o primeiro carro italiano com motor a explosão em 1894.
Bersey Eletric Car de 1897, fabricado pela fábrica inglesa Bersey, era acionado por dois motores elétricos, com transmissão de corrente.
Opel 1898, 4 HP, motor de um cilindro refrigerado à água, transmissão por corrente, duas velocidades e marcha à ré, velocidade de 15 a 20 km/h.
Quadriciclo Perfecta de 1898, construído pela fábrica francesa Chenard & Walcker
Fiat de 1899, com motor de 600cc, 3,5 HP, montado horizontalmente na traseira e era refrigerado a água. Ignição era por bateria e bobina. Tinha três velocidades. A transmissão era por uma corrente e diferencial, e tinha embreagem de couro.
Baker elétrico de 1899, um dos primeiros modelos da fábrica americana, conservado no Auto-Aviation Museum de Cleveland (Ohio).
Renault Coupe 1899, o primeiro carro do mundo totalmente fechado. Tinha motor "De Dion", refrigerado a água de 3 1/2HP.
Dog-Cart 1901, da fábrica escocesa Arrol-Johnston, com motor de dois cilindros e ignição com magneto e baixa tensão, 10 HP.
Mercedes 1901. O primeiro Mercedes. Motor de quatro cilindros em linha e 6 litros de capacidade, radiador em forma de colméia, ignição por magneto e 35HP.
Desta idéia nasceu a Cadillac Automobile Company
Um carro com um motor projetado por Henry Leland, da Detroit Automobile Company. Desta idéia nasceu a Cadillac Automobile Company, que tomou o nome do explorador francês Antoine de la Mothe Cadillac, fundador de Detroit.
Ford modelo "B" de 1904.
Buick modelo "C" de 1905. Tinha motor plano de 2 cilindros, 22 HP, duas velocidades e marcha à ré.
Ford modelo "C" de 1905, de dois ou quatro lugares. A parte traseira da carroceria é destacável ao longo da junção inclinada.
Cadillac 1906, um carro monocilíndrico do qual se construíram 16.126 unidades em seis anos.
Maxwell 1906. Seu fabricante produziu carros de 1903 a 1923. Posteriormente foi comprada por Walter P. Chrysler.
Vauxhall de 1906
O chofer deste Vauxhall de 1906 tinha de sentar-se na parte de cima (e na traseira) do veículo, como faziam habitualmente os cocheiros das caleches
Ford modelo "R" de 1907, versão luxuosa do modelo "N".
Rambler modelo "24" de 1907
Carro de corrida Austin 1908. Tinha motor de 6 cilindros, 9,7 litros e 60HP.
Rolls Royce Silver Ghost 1909, com motor de 6 cilindros, 7.046 cc e 40-50HP.
Veículo Benz 1910, com motor dianteiro de quatro cilindros, veículo que se encontra no Museu de Caramulo em Portugal.
Isota Fraschini 1911, modelo B 28, de 35 HP, motor à frente, com quatro cilindros (dois de cada lado). Ignição por magneto de alta tensão. 30 HP a 1.000 rpm. Embreagem cônica de couro. Quatro velocidades para frente e ré. Transmissão por correntes. Peso 1.110kg.
Renault 1911 de 14 HP e vários bancos.
O primeiro Chevrolet construído em 1912. Louis Chevrolet, um famoso piloto de corridas nos primeiros anos do século, foi convencido por W.C. Durant a idealizar um novo motor. Desta sociedade nasceu a Chevrolet.
Delahaye 1912. Este carro tinha 10-12HP, 1.593cc, quatro cilindros, magneto de alta tensão. Sua carroceria era feita de madeira.
Arrol 1912, escocês, construído pela fábrica Arrol-Johnston, era equipado com motor de quatro ou seis cilindros, com 23,9 ou 11,9HP.
Hispano Suiza 1912, 3.615cc e 15,9HP.
Renault 1913, tipo AX, com dois lugares, motor de cilindros duplos e 1.205cc. Sua velocidade era de 64 km/h.
Abadal 1914. Veículo fabricado na Espanha e que atualmente se encontra no museu de Caramulo em Portugal. Tinha motor de 4 cilindros 3,6 litros ou 6 cilindros de 4,5 litros.
Chevrolet Royal Mail H2 de 1915, um quatro cilindros com válvulas na cabeça, o primeiro grande sucesso da Chevrolet.
Rauch & Lang Eletric de 1915, carro elétrico construído entre 1905 e 1928. Pouquíssimas unidades foram produzidas, principalmente após 1915.
Daniels model C 1919, tinha motor de oito cilindros e desenvolvia 45HP. Era vendido na época por $ 3.750,00 dólares.
Benz Sport tipo 6/18 PS, de 1921, um quatro cilindros de 1.570cc, que atingia 90 km/h
Chevrolet Superior 1923, com motor quatro cilindros de 135 polegadas cúbicas e 22HP. Aproximadamente 500.000 veículos foram construídos neste ano.
Cadillac 1924 V-63, tinha motor de 8 cilindros, de 314.5 polegadas cúbicas e 80HP. O V-63 também tinha freios nas quatro rodas.
Chrysler 1924, com freios hidráulicos nas quatro rodas e motor de 6 cilindros de alta compressão (4.7:1).
Chrysler B-70 de 1925, com motor de 6 cilindros em linha e 68HP, com taxa de compressão de 4,7:1
LaSalle 1927LaSalle 1927, com motor V-8 de 303 polegadas cúbicas e 75HP, criado por Harley Earl. Era um modelo da GM intemediário entre Cadillac e Buick.
Packard 1929, modelo Phaeton com dois pára-brisas, motor de 8 cilindros em linha, 385 polegadas cubicas e 105HP.
Cord 1930, com motor de 8 cilindros em linha, 299 polegadas cúbicas e 125HP. Modelo com dois pára-brisas.
Hudson 1932 Special Coupe, com motor de 8 cilindros em linha, 254 polegadas cúbicas e 101HP.
Studebaker President, 1932, roadster conversível com motor de 8 cilindros em linha, 337 polegadas cúbicas e 122HP.
Willys 1937, Coupe Deluxe, com motor de 48HP. Era vendido na época por $499-$599 (dólares).
Lincoln Continental 1942, com motor V-12 de 305 polegadas cúbicas e 130HP. Apenas 200 unidades do Club Coupe foram produzidas neste ano, ao preço de $3.000 (dólares).
Mercury 1946, com motor V-8 de 239.4 polegadas cúbicas e 100HP.
Chrysler Town e Country 1947, com motor de 8 cilindros e 135HP.
Kaiser Pinconning Special Sedan 1947, utilizava motor Kaiser-Fazer de 112HP.
Packard Custom Super Clipper 1947, fastback com dois tons de cor, utilizava motor de 356 polegadas cúbicas e 165HP.
Chrysler New Yorker 1947, modelo business coupe de três passageiros, foi produzido de 1946 a 1949.
Cadillac 1949, utilizava motor V-8 de 331 polegadas cúbicas e 160HP.
Oldsmobile Conversível, com motor Rocket V-8 de 135HP.
Packard 1951 com motor de oito cilindros em linha, 327 polegadas cúbicas e 155HP.
Plymouth Belvedere Cranbrook 1951 o primeiro hardtop lançado pela Plymouth, com motor de 6 cilindros, 217 polegadas cúbicas e 97HP.
Nash Metropolitan 1954, ragtop, com motor de 4 cilindros.
Mercury Montclair 1955, com motor V-8 de 292 polegadas cúbicas e 188HP, apenas 10.668 foram construídos.
Willys Bermuda 1955, hardtop, com motor de 6 cilindros de 226 polegadas cúbicas. Foram construídos apenas 2.215 unidades.
1960 Joagar
Pick Up construída por Joaquim Garcia no ano de 1960. Tinha freios hidráulicos nas quatro rodas e motor de quatro cilindros opostos, com comando de válvulas no cabeçote, refrigerado a ar. Sua velocidade máxima era de 95km/h e seu consumo apenas 16km/l
1963 Democrata
1963 FUSCA "4 PORTAS"
Construído por Pedro Bertolozzi Romeli. A alavanca de câmbio era incorporada na coluna de direção. Tinha bancos inteiriços e alavanca de freios de estacionamento sob o painel.
Carro: VW 1963 Ragtop Sedan
1966 BELCAR 2 PORTAS
1969 - BELINA 4 PORTAS
1969 FORD GALAXIE AMBULÂNCIA
1970 AERO- WILLYS/ITAMARATY
1971 Puma P8
1971 FEI-X3 (LAVÍNIA)
1972 Chevrolet Opala
1974 CHEVROLET CHEVETTE "MONZA"
BX começou a nascer em maio de 1976
1978 AVALLONE 6R
1978 CHEVROLET CHEVETTE S/R
1979 CHEVROLET DIPLOMAT
1983 VOLKSWAGEN VOYAGE TECNO
1984 VOLKSWAGEN SANTANA
1985 FORD DEL REY
Um automóvel (do grego auto (por si próprio) e do latim mobilis (mobilidade), como referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção).
É um veículo motorizado, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadoria.
A definição abrange a todos os veículos com autopropulsão movido a combustão interna, que pode ser gerada por álcool, gasolina, gás, diesel, hidrogênio, biodiesel ou qualquer outra mistura de combustível, comburente e calor que provoque a combustão interna, ou híbrido, ou ainda os veículos terrestres que se locomovam por meio de motores elétricos ou a vapor com a finalidade de transporte de passageiros e carga.
Ford-T, o primeiro veículo automotivo a ser produzido em série
O automóvel dos dias de hoje dispõe, tipicamente, de um motor de combustão interna, de dois ou quatro tempos, propulsionado a gasolina,diesel ou álcool. No entanto, a sua constituição deve a inúmeras invenções em várias artes e ciências, como a física, matemática, design, etc.
No contexto legal, a circulação automóvel encontra-se definida pelo código de estrada que pode variar entre países. Por exemplo, no Brasil, o automóvel encontra-se definido no Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro como um veículo de transporte até 8 passageiros, excluído o condutor e cujo peso não exceda 3500 kg.
Curiosidades
A palavra "automóvel" surgiu na França em 1875 e vem do grego autos, que significa "por si só" e do latim mobilis, que quer dizer "móvel".
Em 1876, o engenheiro alemão Nikolaus August Otto desenvolveu o motor a explosão para álcool, gasolina ou gás, que substituiu os motores à vapor usados até então nas primeiras experiências na construção de automóveis.
Em 1893, em São Paulo, pela primeira vez um carro circulava no Brasil. Guiando o veículo estava Henrique Santos Dumont (irmão de Alberto Santos Dumont, inventor do avião).
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, quando o poeta Olavo Bilac colidiu com uma árvore. Se ele se feriu ninguém sabe, mas com certeza sobreviveu uma vez que veio a falecer apenas em 1918.
Alguns fabricantes de veículos e vários borracheiros de todo o país recomendam a troca de pneus de um carro a cada 30.000 Km. Acha pouco? Saiba então que os primeiros pneus de borracha a serem usados em carros em 1895, adaptação dos pneus antes usados em bicicletas pelo francês Edouard Michelin, duravam em média 150 Km.
Utilizando um motor de origem francesa, o inventor paulistano Paulo Bonadei foi o primeiro a montar um carro no Brasil. O veículo ficou pronto em 1905, quando Paulo percebeu um "pequeno" detalhe: o protótipo era maior que a porta da garagem, que teve de ser alargada.
O Fusca, o Volkswagen ("carro do povo", em alemão) é o modelo de carro mais popular de todos os tempos. Foi projetado por Ferdinand Porsche e imediatamente aprovado por Adolf Hitler, que utilizou variações do modelo para fins militares, inclusive durante a II Guerra Mundial. Sua fabricação no Brasil começou em 1959 e parou em 1986. A pedido do então presidente Itamar Franco, o Fusca voltou a ser produzido em 1994. Além de sair da fábrica com um preço muito semelhante ao Gol 1000 ou qualquer outro "popular" da época, sua montagem era bem mais complicada, uma vez que tinha praticamente o dobro de peças comparado a um carro moderno. Parou novamente de ser fabricado em 1996.
Com o avanço da velocidade dos carros fabricados à partir da década de 50 ao número de acidentes aumentou muito em relação a períodos anteriores. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel americano com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette. No Brasil este item importantíssimo foi considerado obrigatório a partir de 1969.
O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela Missão Apolo 15 em 1971, "aqui pertinho" na Lua.
Os primeiros fabricantes a colocarem air bags em seus carros foram a GM e a BMW, a partir de 1974. Mas desde os anos 50 já existiam carros com air bags colocados sob encomenda fora das linhas de montagem.
O primeiro carro nacional a ser vendido com injeção eletrônica no Brasil foi o Gol GTI, fabricado a partir de 1989. No entanto o primeiro carro com este recurso a ser fabricado no Brasil foi o Fox (Voyage para exportação) em 1988. Hoje todos os modelos brasileiros saem de fabrica com esta característica.
O Sedã Pronto Spyder, mostrado no Salão do Automóvel de Detroit em 1997, nunca enfrentará problemas com a ferrugem pois sua carroceria é feita de polietileno, o mesmo material usado em garrafas de refrigerante
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