sábado, 25 de agosto de 2012

Nova Ford Ranger oferece conforto e tecnologia

A Ford escolheu a cidade de Salta, cidade localizada no nordeste da Argentina, para a apresentação oficial e test-drive da Nova Ranger 2013 com uma mega-estrutura e cenário cinematográfico. Mais de 200 jornalistas especializados da América Latina puderam conhecer melhor a nova geração da picape em testes por rodovias e um amplo trajeto off-road. O CARPLACE também esteve presente neste teste e traz os detalhes e as impressões iniciais ao dirigir a Nova Ranger. Confira.
Nova Ford Ranger
A briga no segmento de picapes médias está cada vez mais acirrada. Para tentar desbancar a atual líder Chevrolet S10, a Ford utiliza a mesma receita e passa a oferecer uma ampla gama com um inédito motor flex e dois propulsores à diesel. Assim, a Ford dispõe de um mix de 12 versões com as variações das carrocerias de cabine simples e dupla (veja versões, itens de série e preços aqui).
Nova Ford Ranger
Fruto do Projeto One Ford, o desenvolvimento da Nova Ranger consumiu investimentos de 1,1 bilhão de dólares, o que incluiu a criação de uma plataforma global totalmente nova e testes por mais de 1 milhão de quilômetros. A Nova Ranger será produzida em três continentes – Ásia, África e América – para atender mais de 180 mercados mundiais.
No Brasil
Nova Ford Ranger
A Ford Ranger será oferecida no mercado brasileiro em versões equipadas com o novo motor 3.2 Diesel Duratorq de cinco cilindros e turbo de geometria variável que entrega 200 cavalos de potência e torque de 47,9 kgfm. Este motor poderá ser equipado com câmbios manual ou automático, ambos de seis velocidades. Para frotistas, a Ranger também contará com o propulsor 2.2 Diesel Duratorq de 125 cavalos de potência associado ao novo câmbio manual de seis marchas.
Nova Ford Ranger
Outra grande novidade que permitirá a Ranger enfrentar a S10 de igual para igual é a estreia do motor 2.5 Flex Duratec. O bloco de quatro cilindros dispõe de comando de válvulas variável e entrega potência de 173 cv e torque de 24,78 kgfm quando abastecido com etanol e 168 cv e 24,07 kgfm com gasolina. Este propulsor será oferecido somente com o câmbio manual de cinco marchas.

Os modos de tração 4×4 normal e reduzida estão disponíveis para as versões diesel. A Nova Ranger conta com seletor eletrônico localizado no console que permite que a troca do modo 4×2 para o 4×4 possa ser feita a até 120 km/h. Os recursos para utilização off-road também são nova referência na categoria. Entre as novidades estão o diferencial traseiro blocante e capacidade de imersão em água de 80 centímetros.
Os freios contam com ABS e EBD nas quatro rodas e o sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) tem 8 funções: controle de tração, controle automático de de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque, controle Adaptativo de carga, controle anticapotamento, luz de frenagem de emergência e assistência em frenagem de emergência.

Entre os itens de segurança passiva, a Ranger oferece versões equipadas com até 6 airbags, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitador de carga, célula de segurança reforça com proteção lateral e zonas de deformação programada. Equipada com este itens, a Ranger obteve a classificação de 5 estrelas no Euro NCAP, o que a tornou a primeira picape média a conquistar pontuação máxima.
Os itens de tecnologia também são fartos, mas variam de acordo com as versões. Entre os principais estão o ar-condicionado automático digital dual zone, tela colorida de 5 polegadas com GPS (nas versões sem GPS a tela é de 4,2 polegadas), câmera de ré com imagem no retrovisor, sensor de estacionamento traseiro, bancos com ajuste elétrico em 8 direções, computador de bordo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis com ajuste elétrico de de altura, piloto automático e controle de áudio no volante, sistema de som com entradas USB, iPod e Bluetooth e vidros e travas elétricas.
Impressões ao dirigir a Nova Ranger
Nova Ford Ranger
“Nenhum parafuso desta picape foi aproveitado de outro veículo”. Assim, João Marcos Ramos, Diretor de Design da Ford, ressaltou que a Ranger é uma picape completamente nova. Da geração anterior só se aproveitou o nome.
A unidade que o CARPLACE testou em Salta foi a versão top de linha, a Ranger 3.2 Limited, mas na configuração argentina equipada com o novo câmbio manual de seis marchas. No Brasil, esta versão será vendida somente com o câmbio automático.
Nova Ford Ranger
Ao vivo, a Ranger oferece um visual moderno e bastante atrativo. Com linhas imponentes que transmitem robustez, a picape chama a atenção também pelas suas generosas dimensões. O nome Ranger está presente embutido no friso cromado e destacado na tampa da caçamba.
Na parte interna, o acabamento fica muito próximo ao de um carro de passeio, com muitos recursos de conforto e tecnologia nesta versão top de linha. O material plástico utilizado no painel aparenta boa qualidade, com cortes e encaixes bem feitos. Quanto à utilização dos plásticos, a marca diz que num carro deste porte é uma necessidade para facilitar a limpeza. Os comandos do sistema de som e operação do ar condicionado no console central são bastante intuitivos e de fácil manuseio. Detalhe negativo é o comando do computador de bordo, o qual é acionado pelo botão do hodômetro, fato que dificulta seu manuseio quando se está com a picape em movimento.
Nova Ford Ranger
A melhor posição para dirigir é obtida através dos ajustes elétricos do banco do motorista e de altura do volante, sendo o que o de profundidade não está disponível. O banco de trás oferecem bom espaço para as pernas e cabeça, mas assim como a Hilux, faz com que os joelhos fiquem um pouco flexionados, o que cansa em viagens mais longas. Apesar do ar digital dual zone, falta também uma saída de ar para o banco traseiro.
Nova Ford Ranger
Ao iniciar o teste, rodamos cerca 25 quilômetros em trechos de bom asfalto. Logo nota-se as qualidades da Nova Ranger: baixíssimo nível de ruído interno, boa estabilidade, direção com respostas muito parecidas com as de um carro de passeio. Um detalhe interessante é o curto curso da alavanca de câmbio, bem menor do que muitos veículos menores, o que causa certa estranheza no início, mas agrada com a adaptação, além da vibração quase imperceptível. As respostas do motor de 200 cavalos são vigorosas, mas para boas retomadas, foi necessário reduzir bem as marchas.
Nova Ford Ranger
No trecho off-road, a Nova Ranger não encontrou dificuldades para vencer uma estrada com muitas ondulações, imperfeições e rochas. O nível de balanço da cabine também agradou neste terreno. Os trechos mais severos exigiram o uso da tração 4×4 reduzida, selecionada através de um botão no console. A picape superou com facilidade um aclive acentuado, ocasião em que também foi testado o assistente de partida em rampa (Hill Holder). Em seguida, foi testado o sistema de controle de descida, que uma vez acionado, faz o trabalho “sozinho” sem a necessidade de pisar no freio com opção de controle de velocidade através do botão do piloto automático no volante.
Nova Ford Ranger
Com possibilidade de imersão em águas com até 80 cm de profundidade, a Nova Ranger enfrentou percursos consideráveis com água e muitas pedras, mas mesmo assim, passou sem problemas.
A impressão inicial do CARPLACE neste breve teste é de uma leve superioridade da Nova Ranger frente à Volkswagen Amarok, mesmo com seu câmbio automático de oito marchas, da Nova Chevrolet S10, atual líder do segmento e também da Toyota Hilux, devido à modernidade do projeto, tecnologia embarcada, acabamento e nível de segurança. Versões e preços a Ranger dispõe para buscar a liderança do segmento, mas resta saber se a marca conseguirá atender uma eventual alta demanda. Sem citar previsões de vendas, a Ford apenas confirmou que a linha de produção da Ranger está operando em capacidade máxima.
       

Fonte Carplace

Harley-Davidson apresenta linha de motos com pintura brilhante

Além de apresentar linha comemorativa para os 110 da marca, que serão completados em 2013, a Harley-Davidson expandiu as opções de cores para suas motocicletas, nos Estados Unidos. Chamado de "Hardy Candy Custom", a pintura especial é considerada um "movimento" pela empresa e tem inspiração em estilo criado na década de 1960. A marca disponibiliza 16 esquemas de pintura, dos quais, três são de série.
Motos H-D com pintura "Hardy Candy Custom" (Foto: Divulgação) Os modelos escolhidos para ter as colorações verde, vermelho e amarelo são Seventy-Two, Street Bob, Blackline, Softal Deluxe e Forty-Eight. Além das motos tradicionais, a nova CVO Breakout também possui esta pintura. As CVO são uma gama da Harley "customizadas de série.
Pintura possui flocos metálicos sete vezes maiores que os normais (Foto: Divulgação)Segundo a marca, o que torna o sistema diferenciado são os flocos metalizados da pintura, até sete vezes maiores que um normal, aplicados sobre base preta. Além disso, múltiplas camadas de verniz são colocadas, proporcionando grande efeito de profundidade.Harley-Davidson CVO Breakout (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Citroën DS5 é visto em SP, dando pista de que linha crescerá em breve

Confirmando os planos da Citroën de ampliar a linha de luxo DS no Brasil, o crossover DS5 foi visto circulando em São Paulo no último sábado (4). Ele e o hatch médio DS4 deverão fazer companhia ao compacto DS3, que estreou no Brasil em maio passado.
citroën ds5 (Foto: Rodrigo Mora/G1)No lançamento do Citroën C3, na segunda-feira passada (6), o presidente da PSA Peugeot Citroën para o Brasil e a América Larina, Carlos Gomes, confirmou que pretende aumentar as opções da linha no Brasil e já exibiria os carros no Salão de São Paulo, em outubro próximo, juntamente com o hatch Peugeot 208, que será lançado em 2013, dividindo a plataforma com o novo C3. Perguntado se todos os modelos que estariam no evento iriam para as lojas ou se algum seria apenas para demonstração, Gomes disse: "Não trago o que não seja para lançar." A vinda dos modelos importados da França esbarra no aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros vindos de fora do Mercosul e do México: há a expectativa de que a medida, que termina em dezembro deste ano, não seja prorrogada.
O DS5 foi projetado sobre a plataforma do sedã C5 e tem 4,52 metros de comprimento por 1,85 metro de largura. O design mistura elementos de outros veículos da linha DS, como os faróis de LED e os acabamentos cromados.
Na Europa, ele é vendido atualmente com motores a diesel, a gasolina e na versão híbrida, chamada DS5 Hybrid4, com um propulsor a diesel de 163 cavalos de potência e outro elétrico de 37 cv para o eixo traseiro. Essa versão foi trazida ao Brasil para demonstração durante a Rio+20, em junho, mas a montadora francesa afirmou que não há planos de comercializá-la no país devido à proibição de que carros de passeio sejam equipados com motores a diesel, criada em 1976, em plena crise do petróleo.
Novo DS5 (Foto: Divulgação/Citroën)

Suzuki lança edição especial da Gladius no Reino Unido

Suzuki SFV Gladius edição limitada (Foto: Divulgação)Exclusiva para o Reino Unido, a motocicleta naked (sem carenagens) segue com mesmo conjunto mecânico. O motor é um bicilíndrico de 645 cm³, com injeção eletrônica e refrigeração líquida. A Gladius possui freios ABS de série.Edição limitada da Gladius no Reino Unidos (Foto: Divulgação)

Audi R8 Spyder GT de R$ 1,2 milhão está no Brasil

Nos últimos dias, a Audi tentou fazer mistério em sua página do Facebook e divulgou fotos de um carro "disfarçado". Entre as dicas que deu sobre o modelo estava "o carro mais caro do nosso portfólio". Autoesporte já havia matado a charada: só podia ser o R8 Spyder GT. Mas quanto custaria o modelo? Pouco antes de a Audi revelar o automóvel em sua rede social, também descobrimos esse furo: o esportivo custa nada menos que R$ 1,2 milhão!Audi/ Divulgação
Apenas duas unidades da edição limitada a 333 unidades foram destinadas ao Brasil e (preparem-se) ainda não foram vendidas! Ou seja, uma delas pode estar esperando por você.

O Audi R8 Spyder GT é equipado com motor motor 5.2 V10, que entrega 568 cv e torque máximo de 55 kgfm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e pode atingir 317 km/h. Parte desse resultado se deve ao baixo peso do carro, são 1.640 kg, 85 kg a menos que o R8 Spyder V10.

O modelo será exposto pela Audi na próxima semana, durante o XXII Congresso Fenabrave e a ExpoFenabrave, que será realizado de 16 a 18 de agosto, em São Paulo.
Audi/ DivulgaçãoAudi/ Divulgação

Renault relança Sandero GT Line por R$ 38.470

A Renault voltará a vender a configuração GT Line do Sandero, apresentada em 2010 como edição limitada, agora como opção permanente na gama do hatch. Seu preço, segundo já exibe o site da marca, é de R$ 38.470. O lançamento oficial do Sandero GT Line está marcado para os próximos dias 23 e 24.
Sandero GT Line volta como opção definitiva (Foto: Divulgação) As diferenças são apenas estéticas: faróis com máscara negra, faróis de neblina com moldura preta, para-choques exclusivos e logotipo da versão estampado na carroceria. Já as rodas têm visual inspirado nas da perua Mégane Gran Tour. Embora não revele imagens da traseira, é possível notar que a versão GT Line vem equipada com um spoiler sobre a tampa do porta-malas.
Internamente, o Sandero GT Line traz a inscrição da versão nos encostos de cabeça dos bancos e cintos de segurança pintados de vermelho, cor que se repete nas costuras dos bancos e nas saídas do ar-condicionado.
Sandero GT Line volta como opção definitiva (Foto: Divulgação) Entre os equipamentos de série, o site da Renault diz que o hatch terá ABS, airbag duplo, farol de neblina, ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros (dianteiros) elétricos, computador de bordo, rodas ato 15, rádio com CD e MP3 player e comando satélite na coluna de direção, volante revestido em couro, alarme, entre outros.
Sandero GT Line (Foto: Divulgação) Novos motores
Outra novidade é o aumento de potência e torque para o motor 1.6 8V Hi-Power, que passa a ter 98 cavalos quando abastecido com gasolina e 106 cv com tanque cheio de álcool – ante 92/95 cv (gasolina/álcool) do modelo atual. Quanto ao torque, houve aumento para 15,5 kgfm com etanol, enquanto os 14,5 kgfm com gasolina foram mantidos. A alteração, no entanto, não é exclusiva da versão GT Line: a mudança é válida também para as configurações Expression, Privilège e Stepway manual.
Ainda de acordo com o site da Renault, os preços da linha 2012/2013 do Sandero são:
Authentique 1.0 16V: R$ 27.030
Expression 1.0 16V: R$ 32.610
Expression 1.6 8V: R$ 35.930GT Line 1.6 8V: R$ 38.470
Privilège 1.6 8V: R$ 38.470
Privilège 1.6 16V Automático: R$ 41.750Stepway 1.6 8V: R$ 40.660
Stepway 1.6 16V Automático: R$ 44.870
Stepway 1.6 16V Série Limitada RIP CURL: R$ 41.150
Logan
O acréscimo de potência do motor 1.6 8V Hi-Power também chega ao sedã Logan, que mantém os números do hatch. Seus preços são:
Authentique 1.0 16V: R$ 26.450
Expression 1.0 16V: R$ 31.770
Expression 1.6 8V: R$ 35.480
Expression 1.6 16V Automático: R$ 39.230

Moto com sidecar em forma de barco

Moto com sidecar em foma de barco (Foto: Divulgação)Moto com sidecar em foma de barco (Foto: Divulgação)

New Hudson de 1931 foi totalmente restaurada no Reino Unido.
Modelo participou de série de TV e possui motor de dois cilindros.

Chevrolet divulga detalhes de motor e carroceria do Trax

A General Motors anunciou nesta segunda-feira (13) que o utilitário esportivo Trax vai estrear mundialmente no Salão do Automóvel de Paris, que abre as portas no dia 27 de setembro. O carro terá três opções de motores: 1.6 a gasolina (especificação não divulgada), 1.4i turbo, de 142 cv e 20,4 kgfm, e 1.7 VCDI a diesel, de 132 cv e 30,5 kgfm.
Chevrolet Trax (Foto: Divulgação) Estes motores, segundo a montadora, podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades, com sistema start/stop, ou a uma automática, a qual estará disponível nas versões 1.4 turbo e 1.7 Diesel, que conta ainda com a opção de tração integral.
O modelo mede 4,24 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,55 m de distância entre-eixos. A capacidade é para transportar cinco pessoas e o porta-malas comporta 358 litros.
Chevrolet Trax (Foto: Divulgação) O modelo é “gêmeo” do Opel Mokka e do Buick Encore, este último conferio pelo G1 durante congresso de concessionários norte-americanos neste ano, em Las Vegas (EUA). No Brasil, o modelo será vendido a partir de 2013, importado do México, para concorrer com a segunda geração do Ford EcoSport.
O Trax conta ainda com seis airbags, Controlo Electrônico de Estabilidade, sistema Hill Start Assist, controlo de tração e freios ABC com distribuição eletrônica da força de frenagem.
Chevrolet Trax (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Internacional LoneStar – Caminhão de Luxo

19955A Navistar apresentou no mercado americano seu novo carro-chefe da marca International – o LoneStar , primeiro caminhão projetado para os profissionais autônomos que desejam um veículo para uso próprio, com requintes de SUVs, funcionalidade, conforto, estilo arrojado, segurança (freios ABS, controle de tração, etc…) e economia de combustível (consumo de 5 a 15% menor que os similares).Após ouvir centenas de motoristas, a equipe de design desenvolveu um interior inédito, que garante um nível de conforto e funcionalidade normalmente só encontrável em veículos como super vans. Os destaques do interior incluem:
- piso de madeira no dormitório da cabine.
- design de sofá-cama com almofadas traseiras
- poltronas giratórias que se transformam em sala e escritório
- mesa de trabalho com plug para laptops
- sistema que permite ao motorista falar ao celular sem tirar as mãos da direção
- gabinetes fechados para máxima armazenagem de utilidades
- sistema estéreo com 11 alto-falantes, sub-woofer e amplificador
- cama embutida “king size”
- frigobar
Detalhe marcante é o projeto aerodinâmico do capô, do pára-brisa e das saias laterais do LoneStar, que além de arrojado proporciona redução de atritos e economiza combustível. A grade distinta e o capô inclinado foram inspirados nos caminhões International da série “D” – um ícone do início do século XX, que fizeram muito sucesso nos Estados Unidos e em outros países, inclusive no Brasil.International_loneStarfront_grille_PainelCama King SizeAo embutir a cama, o caminhoneiro passa a ter uma sala de estar
O sonho de todos caminhoneiros...